Cruzeiros marítimos produzem centenas de contaminados
Foto: Reprodução
Após o governo suspender a temporada de cruzeiros, os navios MSC Seaside e Costa Fascinosa são os últimos a encerrar as operações no Brasil nesta quinta-feira (6/1).
Juntos, os transatlânticos têm 97 casos confirmados de Covid-19, segundo informações fornecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nessa quarta-feira (5/1).
O MSC Seaside conta com 90 pessoas que testaram positivo para o coronavírus, sendo 65 tripulantes e 25 passageiros. A embarcação possui capacidade para 3.622 passageiros, em atendimento ao protocolo vigente.
Esse navio traz autorização para atracar às 6h para desembarque no Porto de Santos, no litoral de São Paulo. A MSC Cruzeiros não retornou o contato da reportagem do Metrópoles.
Fascinosa
Já o Costa Fascinosa tem dois casos positivos de Covid-19 entre os tripulantes e cinco entre os hóspedes. Com os protocolos sanitários, a capacidade do transatlântico é 1.083 passageiros.
A saída de todos os turistas está prevista para ocorrer às 8h no Porto do Rio de Janeiro. A Costa Cruzeiros afirmou ao Metrópoles que antes do desembarque será feita uma inspeção habitual da Anvisa.
A empresa ressaltou ainda que não serão realizados novos embarques e o navio ficará com os cruzeiros suspensos até 21/1, conforme determinação federal.
Marilza Saraiva, 56 anos, estava a bordo do Costa Fascinosa quando conversou por telefone com a reportagem do Metrópoles nessa quarta-feira (5/1).
O desembarque da gestora acadêmica e de seus familiares já estava previsto para ocorrer nesta quinta-feira (6/1). Ainda assim, ela lamenta a suspensão da temporada de cruzeiros no Brasil, pois se sentiu segura com os protocolos contra a Covid-19.
“Nós todos nos sentimos muito seguros, na real, nos sentimos mais seguros aqui do que fora do navio”, disse Marilza.
Entre as medidas que ela destaca, aparecem os testes diários, distribuição de álcool em gel, distanciamento entre grupos e o uso obrigatório de máscaras. Marilza afirma que esse último protocolo foi seguido majoritariamente pelos passageiros.
A turista embarcou no Costa Fascinosa em 30/12, no Rio de Janeiro. Os passageiros não foram autorizados a descer para circular em Ubatuba e Santos. Mas os passeios foram autorizados em Ilhabela e Angra dos Reis.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf