Chuvas devem fazer estragos em mais Estados

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Após os fortes temporais que provocaram estragos na Bahia e em Minas Gerais, as atenções da meteorologia se voltam para estados das regiões Centro-Oeste e Norte, onde os volumes de precipitações podem chegar próximos aos registrados nas cidades baianas e mineiras.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o nordeste do Mato Grosso e o oeste de Goiás podem ter as maiores precipitações até 17 de janeiro. A média na região deve ficar entre 80 e 150 milímetros de água, mas pode chegar a 200 milímetros em alguns pontos – índice semelhante aos verificados em Minas e na Bahia. Na Região Norte, o sul do Pará e o norte de Tocantins – onde os temporais já deixaram mortos e desabrigados — também devem acumular altos volumes de chuva.

No Sudeste, as regiões mais atingidas devem ser o sul e o oeste de Minas e a região norte do Rio de Janeiro. Em Minas, o Inmet prevê uma redução no volume de chuvas na região metropolitana de Belo Horizonte já nesta quarta, mas no estado o tempo só deve melhorar a partir de quinta-feira.

Em Minas Gerais, as tempestades provocaram estragos em todo o estado, incluindo estradas e barragens. Em Nova Lima, na região metropolitana da capital, o dique de uma barragem de sedimentos transbordou em uma mina que explora minério de ferro. A empresa Vallourec, que administra a mina, teve as operações suspensas e parte da população foi orientada a deixar suas casas. A prefeitura de Pará de Minas, a cerca de 80 quilômetros de Belo Horizonte, também monitora a barragem de uma usina hidrelétrica que corre risco de romper por causa do alto volume de chuvas.

Desde o início do período chuvoso, em outubro, dezenove pessoas já morreram em Minas. Há 145 municípios em situação de emergência, com 13.756 moradores desalojados e 3.481 que estão sem abrigo. Em meio aos desastres causados pelos temporais, a tragédia mais chocante ocorreu na cidade Capitólio, com a queda de uma pedra que se soltou do cânion no Lago de Furnas. Ao menos dez pessoas morreram e 30 ficaram feridas após barcos serem atingidos pelas pedras.

Veja  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf