Após parar EUA, ômicron esvazia prateleiras dos supermercados
Foto: Guito Moreto/Agência O Globo
Após dois anos de pandemia e problemas relacionados à cadeia de suprimentos, os supermercados ainda lutam para que as prateleiras não permaneçam vazias.
A frustração engloba a necessidade de reabastecê-las com produtos básicos, como leite, pão, carne, sopas enlatadas e produtos de limpeza.
Consumidores descontentes exibiram o problema nas redes sociais nos últimos dias, postando fotos de prateleiras sem produtos.
Com a variante Ômicron aumentando o número de casos, há uma escassez de trabalhadores para funções críticas como transporte e logística, o que afeta indiretamente a entrega de produtos por toda América.
Vivek Sankaran, CEO da Albertsons – a segunda maior rede de supermercados da América do Norte –, reconheceu que os produtos estão em falta durante a teleconferência de resultados da empresa com analistas nesta semana
“Esperamos mais desafios de fornecimento nas próximas quatro a seis semanas”, afirmou.
Segundo a National Grocers Association, entidade que representa o setor, as mercearias estão operando no limite.
“Embora haja abundância de alimentos na cadeia de suprimentos, prevemos que os consumidores continuarão a experimentar interrupções esporádicas em certas categorias de produtos, como vimos no último ano e meio devido ao fornecimento contínuo e desafios trabalhistas”, disse Greg Ferrara, o presidente e CEO do grupo.
Com a continuação da pandemia, muitos trabalhadores da indústria de alimentos optam por não retornar aos seus empregos com baixos salários.
A escassez contínua de caminhoneiros continua a desacelerar a cadeia de suprimentos e a capacidade dos supermercados de reabastecer as prateleiras rapidamente.
Para diminuir o prejuízo, as grandes lojas começaram a aumentar a variedade de marcas e a compra de produtos. Eles estão lançando variedades e quantidades limitadas de cada mercadoria na tentativa de evitar o acúmulo e aumentar seus suprimentos entre as entregas.
Além disso, grande parte das regiões Centro-Oeste e Nordeste tem enfrentado recentemente condições climáticas severas e condições de deslocamento perigosas.
As mudanças climáticas são uma ameaça séria e de longo prazo para o fornecimento de alimentos.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf