Ministério da Saúde acorda para a onda de covid

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: O Globo

Em meio à discussão sobre autotestagem e à escassez de testes de Covid-19 na rede privada devido ao avanço no número de novos casos, o Ministério da Saúde tem enviado ofícios aos estados pedindo mais empenho na aplicação dos testes distribuídos pelo governo federal ao longo de 2021.

No ofício enviado à Santa Catarina em dezembro, o secretário de vigilância em saúde, Arnaldo Correia de Medeiros, lembra que o Ministério da Saúde lançou o plano nacional de expansão de testagem para Covid-19 em setembro e diz ter distribuído 20.734.960 de testes rápidos de antígeno.

O Ministério da Saúde diz ter enviado à Santa Catarina 795.305 testes de setembro a novembro. Ocorre que a pasta registrou um número baixo de registros dos testes que foram utilizados.

“No Brasil, de 19/09 até 30/11/2021, no banco de dados do sistema e-SUS Notifica, foram registrados 30.151 notificações de casos suspeitos ou confirmados de Síndrome Gripal-SG por covid-19 que utilizaram o TR-Ag como método diagnóstico (considerando apenas os TR-Ag distribuídos pelo Ministério da Ssaúde). O estado de Santa Catarina possui 621 notificações. Destas, 102 resultados positivos e 519 negativos”, diz o texto sobre a baixa notificação.

“Com intuito de ampliar o diagnóstico da Covid-19 em todo país com o uso do TR-Ag, solicita-se o apoio e articulação da Secretaria Estadual de Saúde de Santa Catarina com as Secretarias Municipais de Saúde, nas áreas de atenção à saúde e vigilância em saúde, para ampliar a testagem com uso de TR-Ag nas estratégias de diagnóstico assistencial, busca ativa e triagem, disponibilizando assim essa ferramenta de apoio diagnóstico à população.”

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf