Lula e economistas preparam programa econômico do PT

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Ricardo Stuckert

Lula ainda não bateu o martelo de quem será o ministro da Economia em um eventual governo seu.

O PT já sinalizou que neste ano não vai ter reedição da famosa “Carta ao povo brasileiro” de 2002, em que o então candidato prometeu ao mercado um governo sem rupturas e com a manutenção do tripé macroeconômico criado pelo seu antecessor FHC.

Na ocasião, Henrique Meirelles foi o nome escolhido pelo partido para aplacar a tensão da Faria Lima quanto ao surgimento de um governo excessivamente interventor na economia.

Dentro do PT atualmente há o entendimento de que Lula não precisa mais da benção empresarial para chegar ao poder e que seus dois governos falam por si só– o descontrole fiscal tão combatido atualmente viria só mais adiante, no governo de sua sucessora, Dilma Rousseff.

Sabe-se, contudo, que o presidente terá que se equilibrar entre a pauta do controle fiscal e a do desenvolvimentismo com forte investimento social, que é a demanda da sua principal base de apoio ideológica.

Interlocutores do PT dizem que é pela necessidade de atender a suas duas demandas que Lula ainda não tem um postulante mais claro ao cargo de ministro da Economia.

Enquanto isso, porém, Lula tem feito reuniões com economistas. Nesta sexta, o encontro na Fundação Perseu Abramo teve Aloízio Mercadante, Luiz Gonzaga Beluzzo, Guido Mantega, Nelson Barbosa, entre outros.

Segundo o PT, a reunião “fez uma análise da situação econômica atual do governo de Jair Bolsonaro, os desafios da economia em 2022 e possíveis medidas para a melhora da situação econômica do país”.

Veja  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf