Bolsonaro está preso no cercadinho
Foto: Fábio Vieira/Metrópoles
Jair Bolsonaro registrou quase o mesmo percentual de votos na pesquisa espontânea e na estimulada, de acordo com o último levantamento feito pelo Ipespe/XP, divulgado nesta sexta-feira.
Nos dois cenários estimulados testados, quando os nomes dos prováveis candidatos são apresentados ao entrevistado, o presidente teve 24% e 25%. Já na espontânea, 25% deram seu nome sem nenhum tipo de estímulo.
A única diferença entre as duas listas apresentadas nas pesquisas estimuladas está na presença do ex-ministro Sergio Moro. Quando ele é candidato no primeiro turno, Bolsonaro tem 24%. Sem ele e com a entrada de Alessandro Vieira entre os pleiteantes, seus votos sobem para 25%.
O mesmo não acontece com Lula, que teve 35% na espontânea e 44% na estimulada. O mais comum em pesquisas é ocorrer um crescimento ao passar da espontânea para a estimulada, com indecisos escolhendo candidatos.
O resultado semelhante nos dois tipos de pergunta pode indicar a consolidação do tamanho da base bolsonarista e os problemas que o presidente tem para ir além dela.
Eleitores que não apresentam seu nome na espontânea — ou seja, eleitores que provavelmente não são bolsonaristas convictos — não parecem se entusiasmar com a candidatura de Bolsonaro quando ele aparece entre as opções.
Outra pesquisa presidencial divulgada nesta semana foi a da Quaest/Genial. Nela, Bolsonaro teve 16% na espontânea e 23% na estimulada. Já Lula passa de 27% para 45%.
Apesar de numericamente diferentes, o levantamento mostra uma tendência parecida. Um Bolsonaro prisioneiro do seu núcleo duro de eleitores e Lula conquistando mais votos quando a lista de nomes é apresentada.
A notícia é ruim para Bolsonaro porque não é ele quem lidera as pesquisas. Se o mesmo acontecesse com ele num patamar de 45% dos votos, como aparenta ter hoje Lula, a conversa seria outra. Como não é o caso, sua campanha precisará encontrar uma maneira de ele ir além de seu público cativo, mas sem perdê-lo.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf