Pesquisas encomendadas por banqueiros destoam entre si
Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula e Alan Santos/PR
O ano eleitoral começa e, com ele, vem a enxurrada cada vez maior de pesquisas de intenção de votos. Pesquisa não é infalível. Sua confiabilidade depende sobretudo da empresa que a conduz.
Entre terça-feira e hoje, surgiram duas pesquisas eleitorais com resultados bastante discrepantes entre si.
Os números divulgados anteontem pela novata Futura (fundada em 2015) foram encomendados pelo banco Modal. A pesquisa publicada hoje de manhã está assinada pelo tradicional Ipespe e teve o patrocínio da XP.
O que surgiu das entrevistas, repita-se, foram números destoantes entre si. Para a Futura, há uma diferença de 5.5 pontos percentuais entre Jair Bolsonaro e Lula. Na pesquisa do Ipespe, a distância entre os dois é de 20 pontos percentuais.
É interessante perceber também que XP e Modal são, desde a semana retrasada, duas empresas financeiras controladas por um mesmo grupo: por R$ 3 bilhões a XP Inc. comprou o Modal. A operação não foi ainda aprovada oficialmente pelo BC, mas será em breve.
Ou seja, o mesmo grupo divulga pesquisas com resultados diferentes num período de 48 horas. Não há como, desta maneira, tornar menos confusa a cabeça do eleitor. Exceto se a ideia for atirar para todos os lados.
Aos números:
Na pesquisa estimulada do Futura/Modal, feita com 2 mil pessoas entre 17 e 21 de janeiro, Lula teria 36,9%; e Jair Bolsonaro, 31,4%. Segundo o Ipespe/XP, que foi a campo entre os dias 24 e 25 e ouviu mil pessoas, Lula teria 44%; e Jair Bolsonaro, 24%.
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