Boulos pede a Lula medida que ele já anunciou para PSOL oficializar apoio

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Ana Paula Paiva/Valor

Pré-candidato do Psol ao governo paulista, Guilherme Boulos foi escalado por seu partido para negociar uma aliança com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a disputa presidencial. Em troca do apoio a Lula, o Psol pressiona o PT a se comprometer com a revogação do teto de gastos e das reformas trabalhistas e da previdência.

Além de Boulos, o presidente nacional do Psol, Juliano Medeiros, e a deputada federal Talíria Petrone (RJ) ficarão responsáveis pela negociação de alianças com partidos de esquerda. Nesta sexta-feira (11), a Executiva nacional da legenda definiu os pontos que levará para o debate para construir com o PT e outras legendas a “unidade das esquerdas” nas eleições. Na próxima quarta-feira, o partido começará oficialmente as negociações eleitorais.

Entre os pontos aprovados pelo Psol que devem servir de base para as negociações com Lula estão a defesa de uma reforma tributária que “diminua a taxação no consumo de bens essenciais e populares e foque na taxação de renda e propriedade, incluindo a criação de impostos dos super-ricos/bilionários”, a defesa de um novo modelo de desenvolvimento da Amazônia e do “desmatamento zero”, além da revogação de teto e mudanças na legislação trabalhista e previdenciária.

Em negociação com a Rede para uma possível federação, o Psol afirmou que estenderá por mais 15 dias as discussões sobre o eventual acordo. No entanto, para concretizar a federação, o partido exige que a Rede, da ex-senadora Marina Silva, não se oponha ao apoio do Psol a Lula.

“O Psol não abdica de ter, no âmbito da federação, uma definição comum sobre a eleição presidencial, preservando a soberana prerrogativa de cada partido para tomar definições complementares na orientação a seus filiados”, afirma a legenda, em nota.

Os partidos têm até 31 de maio para formalizar a aliança que, diferentemente das coligações, precisa ser mantida pelos próximos quatro anos.

Em São Paulo, Psol, PT e PSB ainda negociam um eventual acordo para disputarem juntos o governo paulista, mas há impasses. O PT e Lula já afirmaram que não vão recuar da pré-candidatura do ex-prefeito Fernando Haddad. O Psol já lançou Boulos e o PSB, o ex-governador Márcio França. Assim como o PT, Psol e PSB também afirmam que pretendem manter as pré-candidaturas. Na semana passada, Boulos esteve com Lula e com França, em conversas separadas, para negociar a aliança nacional e estadual. Ainda não há definições sobre São Paulo.

O PT ofereceu ao PSB a vice e a vaga para disputar o Senado. Ao Psol, o partido se comprometeu a apoiar Boulos para concorrer à Câmara dos Deputados nesta eleição e à Prefeitura de São Paulo em 2026.

Valor Econômico  

Assinatura

CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf