Catástrofes pluviométricas vão aumentar e governo tem que monitorar ocorrências

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Wilton Júnior/Estadão

Em uma tragédia como a de Petrópolis, há uma combinação de dois fatores: o excesso de chuvas, que é a parte climática, e a vulnerabilidade e exposição da população. Ou seja, há pessoas morando em áreas de risco, encostas ou perto de córregos canalizados.

Os extremos climáticos têm crescido em quase todo o mundo, com muita chuva concentrada em poucos dias ou poucas horas. As projeções sugerem que isso pode aumentar mais no futuro, com o aquecimento global. Em São Paulo, por exemplo, o número de dias com chuvas acima de 100 mm está crescendo. Nos anos 1960 e 1970, eram mais ou menos quatro e, entre 2000 e 2020, foram 16.

Se nada for feito para reduzir o risco da população, os desastres também vão aumentar. E isso não depende das pessoas: ninguém mora em uma área de risco porque quer. Políticas públicas de moradia podem reduzir o número de pessoas em risco no futuro.

Em áreas já ocupadas, é preciso, na pior das hipóteses, evacuar e realocar a população. Vai custar caro, mas, se não fizermos isso, mais pessoas vão morrer. Além disso, precisamos de programas de reflorestamento de áreas de mananciais e encostas. E, se já observamos que o fenômeno está associado ao aquecimento global, é preciso reduzir a crise climática.

Paralelamente, também é necessário trabalhar em melhorias na previsão do tempo, no monitoramento de vulnerabilidade e no sistema de comunicação de alertas. Hoje, dos 5 mil municípios brasileiros, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) monitora 1.038, concentrados em regiões de maior densidade populacional.

São colocados instrumentos para medir chuvas em áreas de risco, umidade do solo, sensores para deslizamentos e movimentos de terra. Mas há municípios que não são monitorados e, para esses, não há como fazer previsões. Se mais áreas fossem acompanhadas, isso poderia ajudar a emitir alertas a todos os que podem ser afetados.

Porém, ainda que tenhamos os melhores modelos hidro-geo-climáticos, a melhor rede observacional de monitoramento climático e hidrogeológico e um grande número de cientistas e tecnologistas, a situação atual de risco de desastres pode não melhorar se nada é feito para reduzir a vulnerabilidade e risco de populações expostas. Isso vai depender de políticas públicas ambientais e de criar na população e nos tomadores de decisões uma percepção de risco de desastres naturais, algo que deve ser incluído no currículo escolar.

Estadão  

Assinatura

CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf