Prefeito do Rio diz que pode apoiar Lula no primeiro turno

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Fábio Rossi / Agência O Globo

O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), disse nesta terça–feira que pode apoiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no primeiro turno da corrida presidencial. O prefeito também afirmou não ver impedimento caso o seu partido também tenha um candidato à Presidência. A aliança, no entanto, estaria condicionada a um apoio do petista ao candidato de Paes para o governo do Rio, o ex-presidente da OAB Felipe Santa Cruz (PSD). Até o momento, Lula declara apoio somente ao deputado federal Marcelo Freixo (PSB), que também concorre ao Palácio Guanabara.

Em meio a elogios ao ex-presidente, Paes disse que já havia sinalizado essa possibilidade e que parecia um “homem traído” em entrevistas anteriores, por suas reclamações sobre Lula. No início do mês, o prefeito chegou a afirmar que o petista tinha postura de “salto alto” no Rio de Janeiro e que ele não buscava somar, por seu apoio declarado a Freixo.

– É obvio que há [possibilidade de apoiar Lula imediatamente]. Todos os sinais que eu dei foram nesse sentido. Nas minhas entrevistas, eu mais parecia uma mulher traída, reclamando por ter sido abandonada. Ou o homem traído, né? É melhor. Deixa o Lula ser a mulher da relação. Eu parecia o homem traído dizendo: sou corno. Mas claro que há essa possibilidade. O presidente Lula é uma pessoa que tenho uma relação de carinho, amizade e respeito. Foi corretíssimo comigo quando fui prefeito — disse Paes em entrevista para a próxima edição da revista Rio Já, do vice-presidente do PT nacional e ex-prefeito de Maricá, Washington Quaquá.

Até então, porém, Paes vinha afirmando reiteradamente que apoiaria o candidato à Presidência de seu partido, o PSD. Apesar de a sigla ter lançado a pré-candidatura do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, já articula alternativas para a candidatura. Para Paes, este nome será o do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que hoje está no PSDB.

— Não teria a menor dificuldade de fazer campanha para o presidente Lula. Hoje, meu partido tem um candidato a presidente. Vai ter candidatura própria. Estou acreditando que vai ser o governador Eduardo Leite.

Questionado sobre um possível conflito, caso decida apoiar Lula no primeiro turno, Paes sinalizou que não haveria impedimentos, já que a aliança seria restrita ao estado do Rio. O prefeito voltou a criticar o apoio do petista a Marcelo Freixo.

— Cada estado tem sua circunstância. Os partidos terão suas candidaturas nacionais. Mas você contar com o apoio do presidente Lula e do Partido dos Trabalhadores pode mudar esse jogo. Infelizmente temos, hoje, a sinalização do presidente Lula e do PT de que vão lançar o Freixo. Respeito o deputado Freixo, respeito a decisão do Lula mas não concordo que esta seja a melhor solução para o Rio.

O Globo