China segue declarando apoio à Rússia

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: REUTERS/Thomas Peter

O Ministério das Relações Exteriores da China reagiu nesta sexta-feira (25) contra o comentário do presidente dos EUA, Joe Biden, de que qualquer país que apoiasse a invasão da Rússia seria “manchado por associação”. Ao responder crítica da Austrália sobre manter relações comerciais com a Rússia, o país afirmou que se baseia em “mútuo respeito”.

O porta-voz do ministério, Wang Wenbin, fez as declarações em uma coletiva de imprensa diária. Segundo representante do órgão, a China conduz um “comércio normal e cooperação com a Rússia”.

“A China se opõe a todas as sanções ilegais e unilaterais e espera que as partes relevantes lidem com questões relacionadas à China de maneira que não prejudique a China”, disse o ministro.

A Austrália impôs mais sanções nesta sexta contra a Rússia, visando vários de seus cidadãos de elite e legisladores, e declarou que é “inaceitável” que a China esteja aliviando as restrições comerciais com Moscou neste momento.

“Trabalharemos junto com nossos parceiros para uma onda contínua de sanções e continuaremos a aumentar essa pressão sobre a Rússia”, disse o primeiro-ministro Scott Morrison durante uma entrevista coletiva.

CNN Brasil