Mercado tenta descobrir perfil da equipe econômica de Lula
Foto: Fábio Vieira/Metrópoles
Nas conversas que tem mantido com o mercado financeiro em nome de Lula, o deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP) ouve uma pergunta recorrente. Os representantes do setor querem saber quem Lula pensa para ser seu ministro da Fazenda e a equipe econômica em um eventual novo governo petista.
Diante do questionamento, Padilha tem avisado que isso não será decidido agora. Mais: avisa que quem fala de economia pela campanha é o próprio Lula.
“Eles (mercado) têm uma ansiedade, quem vai ser a equipe econômica, e isso não vai ser decidido agora. Tem a coisa natural que a economia está muito incerta, cenário nacional, internacional. E outra que se acostumaram com o Bolsonaro, que inventou para eles o ‘Posto Ipiranga’. E eles acham que têm que fazer a mesma coisa com o Lula. Mas tem sido bom para ver qual a maior preocupação deles”, disse o deputado.
Padilha tem conversado com diversos representantes do mercado financeiro nas últimas semanas. Diz, porém, que não faz isso como nome escolhido de Lula para comandar os rumos da economia, e sim como ex-ministro da coordenação política.
O parlamentar, entretanto, é um dos cotados nos bastidores como um possível nome para ocupar a chefia dos rumos econômicos de um novo governo petista. Nas próximas semanas, ele deve participar de um jantar do Grupo Esfera , ao lado do ex-governador do Piauí Wellington Dias.