Reagindo a Bolsonaro, Fachin apaga desmoralização por lavajatismo

Sem categoria

Foto: Jorge William

O ministro Edson Fachin está em alta com boa parte de seus colegas do Supremo Tribunal Federal (STF). Desde que passou a fazer discursos mais incisivos contra os ataques do presidente Bolsonaro às urnas, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) passou a angariar elogios de outros ministro que são críticos ferrenhos de sua atuação na Lava-Jato.

À coluna, magistrados afirmaram que Fachin vive hoje seu “melhor momento” desde que tomou posse no Supremo, em 2015. Apesar de alguns colegas ainda alfinetá-lo, alegando que ele segue falando o idioma “fachinês”, a maioria dos ministros avalia que Fachin tem rebatido com sobriedade e firmeza os ataques do presidente, sem provas, ao sistema eleitoral, além da ofensiva do Ministério da Defesa nessa frente.

Na semana passada, após a fala de Fachin de que as eleições são tema a ser tratado pelas “forças desarmadas”, o magistrado recebeu cumprimentos de vários colegas. Nesta semana, também recebeu mensagens de ex-colegas da corte o parabenizando, como o ex-ministro Celso de Mello.

O Globo