Janones vence bolsonaros no Twitter

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Mathilde Missioneiro – 28.ago.2022/Folhapress

O deputado federal André Janones (Avante-MG) não só tem rivalizado com os filhos parlamentares do presidente Jair Bolsonaro (PL) nas redes sociais como vem superando o alcance de cada um dos três no Twitter.

Entre 28 de agosto e 9 de setembro, Janones quase obteve, sozinho, o número de curtidas, comentários, menções e compartilhamentos totalizados por Carlos (Republicanos-RJ), Flávio (PL-RJ) e Eduardo Bolsonaro (PL-SP) juntos, segundo análise da empresa Vox Radar. Ele tem adotado o estilo dos bolsonaristas em postagens em seu perfil.

Ao todo, foram 1,56 milhão de interações relacionadas ao nome do aliado de Lula (PT), contra 1,7 milhão das recebidas pelos irmãos Bolsonaro. Especializada em análise de redes sociais, a Vox Radar não descarta perfis considerados falsos de suas amostras.

Carlos foi o mais popular do clã no período analisado, acumulando 800 mil interações relacionadas ao seu nome. O vereador foi sucedido por Eduardo, com 630 mil delas, e Flávio, com 285 mil.

Nem mesmo a apropriação das festividades do 7 de Setembro por bolsonaristas alterou o quadro: Janones foi o mais citado entre os quatro, recebendo 14,3 mil interações no feriado. Entre os filhos do presidente, o que mais recebeu menções na data foi Eduardo, com 10,2 mil delas.

“Apesar de ter um universo de seguidores consideravelmente menor do que a soma dos filhos do presidente Jair Bolsonaro, Janones tem conseguido emplacar uma estratégia de mobilização no Twitter que gera engajamento em um patamar elevado”, afirma o CEO da Vox Radar, João Yamim.

“Isso faz com que ele e os conteúdos que o menciona sejam alvo de muitas interações, sobretudo em um contexto eleitoral como o atual”, segue ele.

Antes de renunciar à disputa pela Presidência e declarar seu apoio em Lula, André Janones tinha em 2022 uma média diária de 5,5 mil menções no Twitter, segundo a Vox Radar.

Folha