Pesquisa campeã no Google foi sobre “comunismo”
Foto: Pedro Ladeira-1º.jan.2019/Folhapress
Dentro da categoria de perguntas do tipo “o que é”, o questionamento que mais cresceu em 2022 em relação ao ano anterior no Google Brasil foi “o que é comunismo”.
É o que mostra levantamento realizado pelo próprio Google a respeito das principais tendências na plataforma neste ano no Brasil.
As listas são baseadas nos termos de pesquisa que tiveram o maior aumento de interesse neste ano em comparação com o ano anterior.
Na sequência da lista, cresceu o interesse dos brasileiros para saber o que é, na ordem: NFT, demissexual, seara, Otan, maçonaria, intervenção militar, herpes, OnlyFans e afasia.
Três dos termos da lista têm nítida relação com a disputa eleitoral de 2022.
Jair Bolsonaro (PL) e diversos de seus apoiadores com frequência buscam associar o PT ao comunismo, em tentativa de descredibilizar o opositor.
A maçonaria virou motivo de controvérsia a partir da divulgação de vídeo de Bolsonaro em evento dentro de templo maçônico. Muitos grupos religiosos, como parte dos evangélicos, comparam a maçonaria a uma seita. O Vaticano já afirmou que os princípios maçons são incompatíveis com a doutrina da Igreja Católica.
A intervenção militar é pedido frequente de parcela radical dos apoiadores do atual presidente.