Flagrado mais um empresário que insuflou 8 de janeiro
Foto: Reprodução
O empresário bolsonarista Ruy Barreto Filho, dono da Café Solúvel Brasília e presidente do conselho da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), convocou associados para participarem das manifestações golpistas na frente do Comando Militar do Leste. O convite foi enviado em um grupo de WhatsApp com empresários da Associação após a derrota de Jair Bolsonaro nas eleições.
A mensagem dizia que era a hora do “tudo ou nada” e que “eleições sujas” não seriam aceitas.
Barreto Filho era vice-presidente do conselho e assumiu a presidência em novembro de 2022, após a morte do empresário Marco Polo Pereira Leite. Barreto Filho busca, agora, ser reeleito ao cargo. As eleições para o conselho acontecerão no dia 16 de maio.
Mensagens enviadas no grupo de WhatsApp mostram que o bolsonarista tem a intenção de usar a Associação Comercial do estado para fins políticos. No início de março, o empresário bolsonarista defendeu aos empresários associados a publicação de uma nota de repúdio a Lula, a quem chama de “ex-presidiário”.
Os empresários associados temem que, se reeleito, Barreto Filho tente politizar a ACRJ e impeça o governo Lula de dialogar com grandes iniciativas privadas do estado.
A Associação Comercial do Rio de Janeiro foi palco de diversos encontros entre empresários e candidatos nas últimas eleições. Bolsonaro e Lula foram convidados para almoços com os associados. O atual presidente, contudo, preferiu mandar seu então candidato à vice-presidência, Geraldo Alckmin.
Procurado, Barreto Filho não respondeu aos contatos da coluna. O espaço está aberto a manifestações.