Nota do PT sobre empresário ferido diante do instituto Lula
A Executiva Municipal do PT de Diadema, reunida na última segunda-feira (16), decidiu publicar a nota abaixo em solidariedade ao ex-vereador Maninho:
Nos últimos dias a imprensa escrita, falada e televisada tem se dedicado a uma verdadeira campanha midiática contra o companheiro Maninho, ex-vereador e dirigente do PT Diadema, procurando vincular a imagem do nosso partido à prática da violência e à onda generalizada de ódio político instalada no país.
Diante desta operação orquestrada dos meios de comunicação empresariais apoiadores do golpe e do estado de exceção vigente no Brasil, nosso Partido vem a público manifestar sua solidariedade ao companheiro Maninho e restabelecer a verdade dos fatos ocorridos:
1) O companheiro Maninho reagiu a uma provocação violenta efetuada por um grupo de manifestante de direita em frente à sede do Instituto Lula no exato momento em que era anunciada a arbitrária e injusta decretação da prisão do ex-presidente Lula.
2) Esta prática dos manifestantes de direita vem sendo incentivada pela mídia, quando de forma sistemática pregam o ódio ao PT e à esquerda, envenenando a “opinião pública”, minimizando ou escondendo a série de ataques sofridos por centenas de lideranças populares nos últimos anos, vários deles resultando em mortes.
3) Não esqueçamos que bombas já foram jogadas no Instituto Lula sem que a imprensa demonstrasse o mesmo furor com que ora atacam o PT. Os ataques sofridos pela caravana do presidente Lula no sul do pais revelam a natureza da escalada fascista em nosso pais, na qual a direita não tem pudor de agredir militantes de esquerda à luz do dia com chicotes e soco inglês, lançar pedradas ferindo gravemente dirigentes petistas e finalmente atirar no ônibus da caravana de Lula.
4) De nossa parte, não pregamos a violência como método de luta política. No caso concreto em questão, o companheiro Maninho reagiu a uma provocação, sem nunca ter tido a intenção de ferir quem quer que fosse, já tendo publicamente, através dos seus defensores, lamentado o desfecho dos acontecimentos. As imagens do episódio são claras ao revelar que, não fosse a fatalidade da passagem aleatória de um caminhão no momento, não teria se consumado o ferimento com a gravidade infelizmente ocorrida.
5) Finalizamos alertando mais uma vez para o perigo da escalada fascista no Brasil. A direita que usa a violência como método de ação política segue impune e intocada pelo aparato policial e judiciário. Passado mais de um mês do assassinato da vereadora Marielle Franco no Rio de Janeiro, até o presente momento não há nem sombra dos assassinos e seus mandantes.
6) A mesma mídia que acusa, julga sem direito de defesa e condena sumariamente a esquerda, tem um comportamento benevolente, brando e elástico em relação à violência perpetrada pela direita. Dois pesos e duas medidas.
7) Reafirmamos nossa defesa dos métodos democráticos e condenamos a violência como método sistemático de ação política e seguiremos juntos, cada vez mais atentos para a defesa de nossas organizações e militantes contra as ameaças fascistas.
Comissão Executiva do PT Diadema