Barroso tentará trâmite relâmpago da impugnação de Lula
Integrantes do Tribunal Superior Eleitoral apostam que o ministro Luís Roberto Barroso, relator do pedido de registro de Lula, vai analisar o caso com celeridade. É consenso que a situação precisa ser definida logo –dentro do rito legal. Às vésperas de herdar a ação, Barroso já avisava que não falaria do petista, mas fazia discurso otimista sobre o cenário político: “Apesar das dificuldades desta hora, nosso problema não é de decadência. Nossos valores se elevaram. Ficamos mais exigentes”.
Na avaliação de advogados que atuam no TSE, a corte levará no mínimo 15 dias para decidir sobre a tentativa de registro de Lula na corrida presidencial se cumprir o rito. A defesa de Lula vai encorpar suas argumentações com pareceres dos ex-ministros do TSE Fernando e Henrique Neves. Eles foram contratados para redigir documento sobre tramitação de processos de registro de candidatura e de impugnações.
A equipe que representa o ex-presidente na corte eleitoral e deve também atendê-lo no STF ganhou nesta quarta-feira (15) o reforço da advogada Maria Claudia Bucchianeri. Ela se juntará a Luiz Fernando Pereira e Fernando Neisser.
O PT montou uma mega estrutura para captar imagens do ato de registro da candidatura de Lula no TSE nesta quarta (15). Equipes de filmagem ocuparam até as coberturas dos prédios de tribunais vizinhos para conseguir os melhores ângulos.
Na próxima semana, o PT vai pedir ao TSE autorização para que o ex-presidente possa gravar vídeos com mensagens políticas da prisão em Curitiba.