Mídia estrangeira vê incêndio no Museu como símbolo do declínio brasileiro
Ao lado das violações dos direitos humanos de Lula, o incêndio no Museu Nacional está sendo visto como símbolo do “declínio de uma nação”
O New York Times abriu foto do Museu Nacional em quatro colunas no alto da primeira página de terça (4) e assinalou, na legenda, que ele “não tinha um sistema de supressão de incêndio”.
No título, “Golpe duplo num tesouro: negligência, depois chamas”.
E o enunciado mais contundente, em destaque logo abaixo: “Brasileiros choram a perda de um museu, e o declínio de uma nação”.
Foi também alto de capa nos outros dois jornais considerados globais, Wall Street Journal e Financial Times, ambos com vídeos online.
Na chamada do WSJ, “Tesouros do continente em jogo no incêndio de museu do Brasil”, com imagens do que restou do “orgulho de uma nação”. No FT, “chocou a nação”.
Muitos outros destacaram pelo mundo, sobretudo europeus. E o Guardian publicou texto do escritor Paulo Coelho, que afirmou, sob o título “O país está em lágrimas”: “Nós culpamos o governo por negligenciar a nossa história, mas nós, o povo brasileiro, a negligenciamos também”.