Redes sociais favorecem políticos autoritários
Candidaturas de outsiders e de políticos de perfil autoritário são as mais favorecidas pelas comunicações digitais, e Jair Bolsonaro (PSL) é a manifestação brasileira desse fenômeno, afirma o pesquisador britânico Jamie Bartlett.
“A natureza do nosso sistema de comunicações auxilia esse estilo de líder que apela a tribos, ao autoritarismo. Não se trata de direita e esquerda, mas de insiders e outsiders”, diz Bartlett em entrevista à Folha.
Em sua opinião, candidatos dessas franjas entenderam melhor a dinâmica propensa à agressividade das novas mídias.
“A internet é a maior e mais abundante despensa de reclamações na história da humanidade”, escreveu Bartlett em seu recente trabalho “The People vs Tech”, obra ainda sem tradução no Brasil em que examina como a internet está minando a democracia.
Para ele, mais preocupante que os escândalos atuais de vazamento de dados é a perspectiva para o futuro das eleições, em que as informações serão usadas para transmitir mensagens individuais aos eleitores, e ninguém saberá o que foi prometido ao outro.
Atualmente, Bartlett é diretor do Centro para Análise de Mídias Sociais, parceria do think tank Demos com a Universidade de Sussex.
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Bolsonaro lidera a corrida eleitoral. Ele tem forte presença no mundo digital. O senhor o incluiria entre os líderes da categoria que chamou de retribalistas, de candidatos que apelam a grupos online motivados e mobilizados?
Sim, faz todo sentido. Veja, temos Narendra Modi na Índia, Donald Trump nos EUA, essa é uma tendência muito forte e global. A natureza do nosso sistema de comunicações favorece esse estilo de líder que apela a tribos, ao autoritarismo.
A tecnologia, ao contrário da versão em que quisemos acreditar, não é inerentemente liberal. Ela estimula a fragmentação.
Na política, não se trata de uma divisão entre esquerda e direita, mas de insiders e outsiders do jogo político tradicional. Esse não é um fenômeno que beneficie apenas políticos de direita: há movimentos organizados em torno do trabalhista Jeremy Corbyn no Reino Unido, de Beppe Grillo na Itália, houve algo similar com Emmanuel Macron, de centro, na França..
E o que explica a vantagem de quem vem de fora nas redes sociais?
Em primeiro lugar, essas figuras com traços autoritários chegaram a esse território primeiro. Por se sentirem ignorados pela mídia tradicional, passaram também a gastar mais tempo e dinheiro com essas novas mídias. Além disso, entenderam bem que o público das redes se apega a um discurso cheio de emoções, de raiva.
Nessas arenas, os ideais, políticas públicas, a viabilidade das promessas, a performance de gestões anteriores, tudo isso é deixado para trás. Conforme as redes deixam a linguagem escrita e migram para o vídeo, está claro que a questão é cada vez mais de aparência, de visual, e de análise de dados. E nesse último quesito, o dinheiro é um fator fundamental.
No seu livro, o senhor alerta para os riscos de anúncios direcionados mudarem a dinâmica eleitoral no futuro. Como isso ocorreria?
Essa é a grande questão. Isso é muito mais importante do que o escândalo de vazamento de dados da Cambridge Analytica. Se olharmos para as tendências na tecnologia para publicidade, veremos que hoje se trata cada pessoa como um ponto de dados, e tudo indica que cada indivíduo no futuro receberá uma mensagem personalizada.
Se no futuro as campanhas eleitorais também passarem a enviar mensagens completamente individuais personalizadas, haverá um grande problema estrutural..
Qual seria esse problema?
É difícil ver como as eleições continuarão a ser um debate público sobre políticos, porque elas serão um jogo de dados. E é praticamente irrelevante o teor dessas mensagens, porque ninguém mais conseguirá vê-las. O jogo eleitoral vai mudar completamente, e a forma como as eleições são administradas atualmente não funcionará.
Não acho que todo mundo sofrerá manipulações, é mais complexo que isso. As pessoas não vão mais confiar nas eleições, vão questionar sua legitimidade e dizer que não sabem o que foi dito para cada indivíduo. Depois, vão se frustrar com os políticos, que prometeram X, Y e Z mas não entregaram nada disso. Porque você prometeu um monte de coisas diferentes para cada eleitor. Esse é o problema.
Além de influenciar nas eleições, o senhor também discute os riscos de confiar na tecnologia, em algoritmos, para funções e decisões do dia a dia. Quais os riscos envolvidos nesse processo?
Mais e mais decisões que afetam sua vida, seja o próximo destino de suas férias, os livros que você lê, as mensagens políticas que aparecem nas suas redes sociais, se o táxi está chegando, as decisões que os seus médicos tomam, os conselhos que seus advogados oferecem, tudo isso está sendo totalmente ou parcialmente definido por máquinas. E nós, humanos, tentamos construir mecanismos para garantir que haja responsabilização quando pessoas exercem poder sobre nós.
Sei que é um sistema imperfeito, que há corrupção, mas conforme mais decisões são tomadas por máquinas me pergunto se temos as ferramentas para exercer o mesmo tipo de controle e responsabilização nesses casos. Com essas novas tecnologias, é realmente difícil saber quando tentam te influenciar.
Da FSP.