Aumento da confiança do consumidor antecede tombo histórico
Houve forte aumento da confiança do consumidor devido à eleição do novo governo, como sempre acontece nas transições. Apesar de parecer boa notícia, é uma notícia preocupante.
As medidas que estão sendo tomadas por Bolsonaro já prometem forte empobrecimento da população. Quando o povo descobrir, haverá revolta.
O otimismo sobre o futuro econômico do país e a queda na insatisfação com a situação atual levaram a confiança do consumidor brasileiro a registrar o melhor nível em quase quatro anos e meio em novembro, divulgou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta segunda-feira.
O Índice de Confiança do Consumidor saltou 7,1 pontos em novembro, atingindo 93,2 pontos, o maior patamar desde julho de 2014.
“Depois de um período de desconfiança, os consumidores voltam a ficar otimistas em relação às perspectivas econômicas do país, às finanças familiares e ao emprego”, afirmou a coordenadora da Sondagem do Consumidor, Viviane Seda Bittencourt, em nota.
Mas além de se mostrar ‘esperançoso’ sobre o futuro, o consumidor já se mostra menos insatisfeito com o presente”, completou ela, explicando que o resultado parece ter sido influenciado pela redução das incertezas políticas e pelo efeito “lua de mel” com o novo governo.
Na comparação com o mês anterior, o Índice de Situação Atual subiu 2,7 pontos, para 74,6 pontos, seu maior nível desde maio.
Já o Índice de Expectativas ganhou 9,8 pontos, passando para 106,4 pontos, máxima desde fevereiro de 2013.
O mercado aguarda a divulgação na sexta-feira de dados do terceiro trimestre pelo IBGE, em um ambiente de atividade econômica fraca e desemprego ainda elevado, que contêm o consumo no país.
Da FSP