Trump chama migrantes mexicanos de criminosos e exige deportação
O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, ameaçou com fechar a fronteira “permanentemente” e exigiu neste domingo (25) que o México deporte aos países de origem e “por qualquer meio necessário” os migrantes que tentarem entrar no território americano.
“O México deveria tomar medidas deportando os migrantes, muitos deles verdadeiros criminosos, de volta os seus países”, disse o governante pelo Twitter.
“Avião, ônibus, façam como quiserem, mas (os migrantes) não vão entrar nos EUA. Fecharemos a fronteira permanentemente se for necessário. Congresso, entregue fundos para o muro!”, acrescentou.
Centenas de migrantes, a maioria centro-americanos, romperam no domingo um cerco da Polícia Federal mexicana com o objetivo de chegar à guarita de El Chaparral, na fronteira de Tijuana com San Ysidro, nos Estados Unidos.
Um grupo chegou a escalar a primeira cerca da fronteira que separa os países, mas a polícia americana usou gás lacrimogêneo e obrigou a maioria a recuar.
Como consequência, o governo americano decidiu fechar temporariamente a passagem de San Ysidro, que conecta San Diego a Tijuana, uma das fronteiras mais transitadas do mundo.
Segundo dados do Departamento de Segurança Nacional (DHS) dos EUA, cerca de 7 mil migrantes aguardam do outro lado da fronteira, principalmente em Tijuana e Mexicali, para apresentar a solicitação de asilo.