Dia: 1 de dezembro de 2018
Enquanto Bolsonaro compara índios a animais, Unicamp faz seu 1º vestibular indígena
A equipe da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp foi nesta semana a São Gabriel da Cachoeira (AM) – município mais indígena do Brasil -, localizado em meio à Floresta Amazônica, no extremo Norte do estado, para a realização do primeiro vestibular indígena da instituição.
STJ dá HC a acusados da “máfia do ISS” desmontada por Haddad em São Paulo
A justiça de SP concedeu Habeas Corpus ao empresário Marco Aurélio Garcia, irmão do vice-governador eleito Rodrigo Garcia (DEM), e ao ex-subsecretário da Fazenda de São Paulo Ronilson Rodrigues. Eles são acusados de participar da “máfia do ISS”, em São Paulo, desbaratada por Haddad quando foi prefeito da capital paulista.
Juiz é condenado a devolver à União R$ 1 bi por causa de decisões arbitrárias
O juiz federal Sidney Merhy Monteiro Peres foi condenado a ressarcir a União em R$ 1 bilhão por causa de irregularidades de quando ele era titular da 4ª Vara Federal de São João do Meriti. Peres foi aposentado compulsoriamente em 2010 pela Corregedoria da Justiça Federal do Rio.
A lambança do STF no julgamento sobre o indulto
Com o devido respeito que a Corte merece, é bizarro discutir se uma cautelar, cujo mérito foi derrotado, cai ou não cai. Por qual a razão, motivo ou circunstância a cautelar se manteria, se o decreto foi considerado constitucional? Leia coluna de Lenio Streck.
Mais um general no governo de Bolsonaro, agora no Esporte
Dando sequência ao governo mais militarizado da história do Brasil, capaz de superar o período ditatorial pós-golpe de 64, eis que o general general Marco Aurélio Costa Vieira, ex-comandante de operações dos Jogos Olímpicos do Rio. Leia coluna de Juca Kfouri.
Justiça de MG manda 1800 sem terra saírem de terreno ocupado desde 2004
Justiça de Minas Gerais determinou a reintegração de posse de uma área da antiga usina Ariadnópolis, em Campo do Meio. Em 2004, um grupo de sem-terra –que, segundo o movimento, inclui ex-funcionários da usina demitidos sem receber direitos trabalhistas– invadiu o local e, hoje, ele é composto por 450 famílias.
Mestre Moa, capoeirista assassinado por direita radical, tem documentário exibido na TV
Moa era mestre de capoeira, músico, compositor, dançarino, ogã, artesão, educador e ativista da causa negra. Em 1979 teve sua música “Badauê” gravada por Caetano Veloso, no LP Cinema Transcendental. A canção é um Afoxé que conta a história do Bloco Afro Badauê, fundado pelo mestre e tocada no carnaval de Salvador no final dos anos 70. Além de Caetano Veloso, Mestre Moa teve composições gravadas por blocos afros como o Ilê Ayê.
‘Mulher nasce para ser mãe, infelizmente tem que ir para mercado de trabalho’, afirma pastora cotada para ministério
“Me preocupo com a ausência da mulher de casa. Hoje, a mulher tem estado muito fora de casa. Costumo brincar como eu gostaria de estar em casa toda a tarde, numa rede, e meu marido ralando muito, muito, muito para me sustentar e me encher de joias e presentes. Esse seria o padrão ideal da sociedade.”
Rejeitados pelo eleitor, deputados do MDB e PSL terão cargos no governo Bolsonaro
Jair Bolsonaro escalou deputados derrotados nas eleições de outubro para ajudar na articulação política do seu governo
Tortura praticada por militares no RJ é investigada pelo MPF
Presos teriam sido levados para uma “sala vermelha”. Conforme a denúncia, três pessoas com rostos cobertos e vestindo roupas civis espancaram os suspeitos, com pedaços de madeira e fios elétricos por 20 minutos.