É aprovado projeto de atendimento 24 horas nas Delegacias da Mulher
Foi aprovado nessa quarta-feira (5), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o Projeto de Lei (PL) 91/2017 que estabelece o atendimento 24 horas, inclusive aos finais de semana e feriados, das Delegacias de Polícia de Defesa da Mulher que operam no estado. O texto aprovado segue agora para homologação do governador.
Autora do PL e líder do PT na Alesp, a deputada estadual Beth Sahão, comemorou a aprovação do texto, mas ressaltou a importância da participação popular para cobrar do chefe do Executivo estadual a aprovação, que a partir do próximo ano, estará sob o comando de João Doria (PSDB). “Esse (serviço de delegacias da mulher) é um instrumento fundamental para que as reduções de crime possam acontecer”, afirma a deputada.
Em uma década, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública, a quantidade de estupros notificados no estado aumento 250%, chegando a uma média mensal de mais de 30 crimes por dias e, segundo Beth, os dados poderiam ser ainda maiores. “Há um aumento da violência contra a mulher no período noturno, nos feriados e finais de semana. Exatamente nestes dias em que a mulher mais precisa as delegacias estão fechadas, é um contrassenso”, destaca.
Ao todo, hoje, apenas uma delegacia, no centro da capital paulista, dos 133 equipamentos voltados às mulheres, funciona de forma ininterrupta.