Dólar volta a subir e é negociado acima de R$ 4
Durou pouco o período de recuo na cotação do dólar comercial. Após o fechamento em queda na véspera, a moeda americana agora opera com alta de 0,32%, valendo R$ 4,049. Neste pregão, o real acompanha a tendência da maioria das moedas dos países emergentes. Esta alta é reflexo de uma avaliação cautelosa dos investidores sobre tanto a cena externa quanto a doméstica. O Ibovespa, principal índice do mercado de ações, opera com alta de 0,48%, aos 95.320 pontos.
Em relação à agenda internacional, a falta de um acordo entre China e Estados Unidos sobre a guerra comercial e as eleições para o parlamento britânico estão no radar dos investidores, que operam com cautela.
Sobre o cenário doméstico, a articulação dos poderes em relação à reforma da Previdência é o que aparece no radar do mercado. Em uma tentativa de fortalecer as alianças a favor da proposta de mudança no sistema de aposentadorias do país, o presidente Jair Bolsonaro recebe nesta terça-feira os presidentes da Câmara e do Senado, Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre, além do presidente do STF Dias Toffoli para um café da manhã no Palácio do Alvorada.
Esta aproximação entre os poderes, ponderam os analistas, pode fazer com que o câmbio ceda um pouco ao longo do dia e até mesmo inverta o sinal.
De O Globo