Fake News: Lula Não disse que ‘nem a volta de Jesus Cristo’ iria impedi-lo de ser presidente

Todos os posts, Últimas notícias

Circula pelas redes sociais uma montagem com uma frase atribuída ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). De acordo com o post, Lula disse, em 2016, que ‘nem a volta de Jesus Cristo’ iria impedi-lo de assumir a presidência da República em 2018. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Nem a volta de Jesus Cristo vai me impedir de assumir a presidência da República em 2018!”

Frase atribuída ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que, até as 12h do dia 26 de junho de 2019, tinha mais de 3 mil compartilhamentos no Facebook

FALSO

A frase analisada pela Lupa é falsa. Não existe nenhum registro oficial em texto, áudio ou vídeo que mostre o ex-presidente Lula fazendo um discurso com a fala que está na montagem. Procurada, a assessoria de imprensa do ex-presidente disse, em nota, que Lula “nunca fez essa declaração” e afirmou que a única fala nesse sentido foi quando ele afirmou “que seria necessário rasgar a constituição para impedi-lo de ser candidato”.

O único registro de Lula falando sobre Cristo e as eleições é de 2016. Na ocasião, ele disse que o que o Ministério Público Federal e o juiz Sergio Moro estavam fazendo com ele era semelhante à perseguição que Jesus sofreu.

Posts com a frase da montagem não são novidade. Durante as eleições de 2010, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) também foi acusada de afirmar que ‘nem Jesus Cristo’ impediria a sua vitória. Na época, Dilma precisou afirmar que “jamais usaria o nome de Cristo em vão”. O pastor Silas Malafaia emitiu uma nota para desmentir o boato.

Uma checagem semelhante foi feita pelo Boatos.org.

Da Piauí