Para veículos internacionais, ‘Democracia em Vertigem’ pode levar Oscar

Todos os posts, Últimas notícias

No rastro da crítica favorável no New York Times, jornais como Guardian e sites como Vox saíram a elogiar “Democracia em Vertigem” ou “The Edge of Democracy”, título global do documentário recém-lançado na Netflix.

O filme “poderoso mostra a descida” do país até Jair Bolsonaro “e o desgaste de seu tecido democrático”, destacou o Guardian. No título do Vox, “traça a inclinação escorregadia da democracia até o governo autoritário”. Logo abaixo, “É um filme de terror”.

A Variety, publicação de referência em Hollywood, afirmou no enunciado de sua resenha que o “documentário angustiado e montado com arte” apresenta um Brasil em “retrocesso sinistro na direção da extrema direita”.

Antes, no festival de Sundance, outro veículo da indústria de cinema, Hollywood Reporter, alertou que ele atingia um nervo global: “Ajuste os detalhes e a linguagem um pouco, e ele está falando para muitos ao redor do mundo”.

Tanto que o IndieWire, outro veículo da indústria, fez um primeiro levantamento das previsões para o Oscar de documentário e já o incluiu. O site descreve o filme como “um olhar assustador sobre os princípios de uma ditadura de extrema direita”.

Da FSP