Moro sobre reportagem da Veja: “é notícia requentada”
Ex-juiz da Lava Jato, o ministro da Justiça, Sergio Moro, chamou de “cegueira ideológica” as críticas que a operação tem recebido.
Em evento da XP Investimentos nesta sexta-feira (5) em São Paulo, o ministro, que não deu entrevista coletiva, tentou desqualificar o conteúdo da reportagem publicada hoje pela revista Veja, que, em parceria com o site The Intercept Brasil, traz novos diálogos entre Moro e procuradores da força-tarefa.
“É uma notícia requentada, um balão vazio cheio de nada”, disse o ministro.
“Embora existam cegueiras ideológicas que às vezes turbam o nosso juízo, a grande maioria dos brasileiros, senão a totalidade, salvas muito poucas exceções, avalia o trabalho que foi feito na Lava Jato positivamente”, afirmou Moro, que foi entrevistado pela jornalista Natuza Nery.
A reportagem da Veja, divulgada hoje em parceira com o The Intercept Brasil, traz novos diálogos entre o então juiz e a força-tarefa da Lava Jato. Segundo a revista, Moro orientou o procurador Deltan Dallagnol em vários momentos da operação, lembrando até que em uma das acusações os procuradores haviam se esquecido de anexar uma prova.
Embora o ministro insista que não pode confirmar a veracidade dos diálogos, que acusa terem sido divulgados de forma sensacionalista e captados ilegalmente, a reportagem traz mais uma confirmação do conteúdo dos vazamentos.
Moro relata a Dallagnol, em 7 de maio de 2016, que foi procurado pelo apresentador Fausto Silva, o Faustão, que deu um conselho: “Ele disse que vocês nas entrevistas ou nas coletivas precisam usar uma linguagem mais simples. Para todo mundo entender. Para o povão. Disse que transmitiria o recado. Conselho de quem está há 28 anos na TV. Pensem nisso”, escreveu o ex-juiz.
Procurado pela Veja, Faustão confirmou a conversa.
Do Buzzfeed