Rede pedirá que STF suspenda investigação contra Glenn

Todos os posts, Últimas notícias
Foto: Adriano Machado | Reuters

A Rede pedirá que o STF (Supremo Tribunal Federal) suspenda qualquer investigação promovida contra o jornalista Glenn Greenwald que tenha como justificativa a publicação de reportagens contra Sergio Moro e os procuradores da Operação Lava Jato.

A Polícia Federal teria pedido ao Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) uma análise das movimentações financeiras do jornalista depois que o escândalo das mensagens foi veiculado pelo site que ele lidera, o The Intercept Brasil.

A Rede entrará com uma ADPF (Arguição de Descumprimento de Princípio Fundamental) argumentando que qualquer investigação injustificada sobre o jornalista estaria ferindo o princípio da liberdade de imprensa, consagrado pela Constituição.

“Um inquérito para investigá-lo não pode prosseguir —a não ser que a atividade jornalística tenha se tornado crime no Brasil”, diz o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Ele próprio entrará no Supremo também com um habeas corpus em favor de terceiro, para impedir qualquer medida de força contra Glenn Greenwald.

Da FSP