Macron comunica que G7 vai ajudar combater fogo na Amazônia
O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou hoje que o G7, grupo das sete maiores economias do mundo, concordou em ajudar os países afetados, incluindo o Brasil, a combater as queimadas na Amazônia “o mais rápido possível”.
“Há uma convergência real para dizer que todos concordamos em ajudar os países afetados por esses incêndios o mais rápido possível”, disse Macron, segundo a agência de notícias AFP. Ainda não há detalhes sobre de que forma os países ajudariam os países sul-americanos. Segundo o jornal francês Le Monde, o apoio poderia incluir ajuda financeira.
“Respeitando a soberania, nós devemos ter um objetivo de reflorestamento. A importância da Amazônia para esses países e para a comunidade internacional é tão grande em termos de biodiversidade, oxigênio e luta contra as mudanças climáticas que precisamos proceder o reflorestamento”, disse o francês.
Anfitrião da cúpula do G7, que começou ontem e vai até amanhã em Biarritz, Macron levou o tema das queimadas para o fórum. Macron recebeu os líderes dos Estados Unidos, Donald Trump, da Alemanha, Angela Merkel, do Reino Unido, Boris Johnson, da Itália, Giuseppe Conte, do Japão, Shinzo Abe, e do Canadá, Justin Trudeau.
De UOL