Bolsonaro devolve cargo para presidente racista da Fundação Palmares

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Um dia após a decisão judicial que permitiu a nomeação do jornalista Sérgio Camargo para a presidência da Fundação Palmares, o presidente Jair Bolsonaro afirmou na manhã desta quinta-feira que ele voltará para o cargo e disse que “o garoto” é uma “excelente pessoa”. Na quarta, o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio de Noronha, acatou um recurso da Advocacia-Geral da União (AGU) e derrubou a liminar que impedia Camargo de assumir o cargo.

Procurada por meio de sua assessoria, a nova secretária especial da Cultura, Regina Duarte, que ainda não foi nomeada, respondeu apenas que “decisão judicial cumpre-se”. Já o presidente da Fundação Palmares disse que Regina se ‘solidarizou’ com os ataques sofridos por ele. Ele foi nomeado pelo ex-secretário da Cultura Roberto Alvim. Em dezembro, a Justiça do Ceará acatou uma ação civil que pedia a suspensão de sua nomeação por suposto desvirtuamento, já que as declarações de Camargo nas redes sociais seriam incompatíveis com o papel do órgão para o qual foi escolhido.

O juiz do Ceará concordou que houve “excessos” nas postagens de Camargo em redes sociais. Emanuel José Matias Guerra fez um resumo das declarações – que, para ele, contém termos “em frontal ataque as minorias cuja defesa, diga-se, é razão de existir da instituição que por ele é presidida”.

Entre as postagens listadas no processo, Camargo se referiu à ativista americana Angela Davis como “comunista e mocreia assustadora”. Também declarou que nada ter a ver com “a África, seus costumes e religião”. Sugeriu entrega de medalha a “branco que meter um preto militante na cadeia por crime de racismo”. Disse que “é preciso que Mariele morra. Só assim ela deixará de encher o saco”. E, por fim, afirmou que “Se você é africano e acha que o Brasil é racista, a porta da rua é serventia da casa”. Os comentários foram revelados pelo GLOBO.

— Ele volta pra lá. O que acontece com a Regina Duarte? Com todos os ministros, eles podem indicar e eu tenho poder de veto. Acontece com todo mundo. Eu acho que o garoto que foi liberado ontem é uma excelente pessoa — declarou Bolsonaro, na saída do Palácio da Alvorada.

Ainda segundo o presidente, a posse de Regina Duarte não tem data marcada porque “ela está acertando a vida dela lá”.

— Estamos noivando, a coisa mais gostosa que tem é ficar noivo. Não tem responsabilidade, é ou não é? Você não acorda com bafo de leão em casa, nem de um lado nem do outro — disse, entre risos.

O Globo