Bretas autoriza liminar de namorada do doleiro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O juiz Marcelo Bretas autorizou na tarde desta quarta, 19, a soltura da prisão de Myra Oliveira Athayde e Alcione Oliveira Athayde, namorada e sogra de Dario Messer. As duas estavam presas há noventa dias em caráter preventivo com o argumento de prejudicaram as investigações e atuarem para o tempo em que o ‘doleiro dos doleiros’ esteve foragido da Justiça.

O advogado Átila Pimenta Machado entrou com o pedido de soltura na segunda, 17, demonstrando que não havia necessidade da prorrogação da prisão preventiva. A favor da defesa: o novo pacote anticrime trouxe a necessidade de o juiz avaliar a necessidade da manutenção da prisão preventiva a cada 90 dias.

Mãe e filha foram presas pela Operação El Patrón. Myra viajou para Assunção a fim de tratar de transferências de dinheiro para seu amado por meio de casas de câmbio, com o patrocínio de Horacio Cartes, ex-presidente do Paraguai e sócio de Messer em fazendas de gado no país. O Ministério Público Federal rastreou repasses de 500 000 dólares por parte do político para arcar com os gastos com esconderijo, como o aluguel do apartamento de luxo transformado em refúgio, em São Paulo. Foi lá que a polícia capturou Messer. Na ocasião foram apreendidos documentos, laptops e celulares.

Em um primeiro momento, Myra e Alcione ficaram em uma cela adaptada na Penitenciária de Benfica, onde antes funcionava um depósito de lixo. As duas sofreram com infecções de pele, provocadas por picadas de insetos. Relataram noites em claro para evitar mordidas de ratos. Ambas cuidaram de limpar o espaço de 10 metros quadrados com água sanitária, mas não havia meio de acabar com o mau cheiro. Messer ficou aliviado quando as duas foram transferidas, em 18 de dezembro, para o Instituto Penal Santo Expedito.

Veja