CPI pede para MP investigar agressor de jornalista

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: vchal/iStock

A relatora da comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) das Fake News, deputada Lídice da Mata (PSB-BA), enviou um pedido de investigação à Procuradoria Geral da República contra Hans River do Rio Nascimento, ex-funcionário de uma empresa acusada de usar milhares de CPFs para fazer disparo de material eleitoral durante a campanha em 2018. A parlamentar pede uma apuração por suspeita de falso testemunho, já que ele é acusado de ter mentido durante depoimento à comissão na última terça-feira.

Diversos parlamentares acreditam que ele mentiu, depois de negar que tenha repassado documentos sobre a operação para Patrícia Campos Mello, da Folha de S.Paulo. A repórter foi a primeira a revelar o envolvimento de empresas no esquema de envio de mensagens a favor da candidatura presidencial de Jair Bolsonaro. Hans também causou indignação ao dizer, no depoimento, que a jornalista havia se insinuado sexualmente para conseguir as informações.

“Encaminhei um documento à PGR. Configurou como falso testemunha na medida em que todo o depoimento dele foi em negação da entrevista à Folha, e ponto por ponto foi contestado. Isso, além da agressão feita a uma mulher”, indignou-se Lídice.

Um parlamentar comentou, sem querer se identificar, que, nos bastidores, os membros da CPI estranharam a relação de Hans com a bancada do PSL, “que se colocava favorável a tudo que ele fazia”. “Isso nos levou a crer que tinha alguma articulação”, afirmou.

Já Lídice estranhou o fato de o depoente ter acusado o deputado Rui Falcão (PT-SP) de tê-lo chamado de favelado. “Ele já chegou armado, com uma predisposição. Não sei se por se sentir prejudicado”, relatou a deputada.

Durante a sessão, Hans confirmou que a empresa Yacows utilizou milhares de CPFs, sem conhecimento dos titulares, para a habilitação de chips de telefones celulares. A partir daí, os disparos de mensagens eram feitos.

Correio Braziliense