
Fake News só convencem “convertidos” diz estudo
Foto: Leo Caldas/Folhapress
Segundo Folha de S. Paulo, Nara Pavão, pesquisadora de temas como opinião pública e comportamento do eleitor, a cientista política e professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), diz que fake news são usadas como estratégias de campanha —e precisam ser punidas como tal.
Nara faz parte de um estudo que avaliou a crença em fake news e o sucesso de suas correções antes e durante as eleições de 2018.
As pessoas mais influenciadas são aquelas que já têm convicções políticas muito fortes e não têm sua opinião política afetada pelas notícias, sejam elas verdadeiras ou falsas.
A maioria da sociedade é composta por apartidários, que são os que mais desconfiam das informações adulteradas e os que mais acreditam nas checagens.
“Essas são as pessoas que poderiam ser manipuladas por notícias falsas, mas são as que têm menor taxa de crença. As outras já sabem em quem vão votar”, disse.
Redação com Folha