Militares terão quarentena após tirar brasileiros da China

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro confirmou nesta quarta-feira que os 29 brasileiros que serão resgatados em Wuhan, na China, deverão cumprir o período de quarentena em uma base militar de Anápolis, em Goiás. O grupo pediu ajuda ao governo diante da epidemia de coronavírus na região.

Para viabilizar a operação, o governo ainda aguarda a aprovação de um projeto de lei que trate sobre o tema. O texto foi aprovado ontem, na Câmara, um dia depois de ser enviado pelo Executivo. Segundo Bolsonaro, o Senado deverá finalizar a votação hoje.

Dois aviões da Força Aérea Brasileira partirão hoje para a China. No retorno, segundo o presidente, os militares que participarem da missão também terão de ficar em quarentena, para evitar o risco de contágio.

Na última terça-feira, o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, disse que duas aeronaves Embraer 190 da Força Aérea Brasileira (FAB) decolam às 12h desta quarta para a cidade de Wuhan, na China, região de origem da epidemia. A previsão é de que os aviões cheguem à cidade na sexta-feira e regressem ao Brasil no sábado.

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, destacou que familiares, entre pais, filhos e cônjuges, estão incluídos entre as pessoas que serão trazidas para o Brasil. Entre elas, estão quatro cidadãos chineses, com grau de parentesco com os pacientes brasileiros, e sete crianças.

Ontem, o advogado Antonio Rodrigo Machado, que representa os brasileiros que estão em Wuhan, afirmou que os viajantes aguardavam esclarecimentos sobre a estrutura em que ficarão durante a quarentena. Atualmente, os brasileiros estão abrigados em suas casas, com recomendação de não circularem nas ruas de Wuhan.

Ontem, eles receberam um formulário on-line do Ministério da Saúde com uma lista de 13 itens exigidos para a repatriação. O documento, divulgado pelo advogado do grupo, diz que os nacionais que quiserem embarcar não poderão apresentar sintomas da doença. Eles serão submetidos a quarentena de 18 dias no Brasil, sem direito a visitas, e terão de realizar exames obrigatórios periodicamente.

O número de mortes confirmadas por contaminação do novo coronavírus subiu para 490 na China, depois que autoridades da província onde ficar Wuhan reportaram 65 novos óbitos. Em sua atualização diária, os números da comissão de saúde de Hubei, a mais atingida pelo vírus, também mostraram um salto em infecções confirmadas, com 3.156 novos casos. No total, só na China, são mais de 24 mil infectados confirmados, informou a Comissão Nacional de Saúde do país asiático.

Valor Econômico