Morre o 1º médico que alertou sobre o coronavírus

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lamentou a morte do médico chinês que alertou o público sobre uma possível epidemia de uma doença “semelhante à SARS” em dezembro de 2019 nesta quinta-feira, 6. Li Wenliang, de 34 anos, contraiu coronavírus de um de seus pacientes, em Wuhan.

Em uma postagem em um grupo de ex-alunos na rede social WeChat, em 30 dezembro, Li alertou sobre a existência do coronavírus. Na mensagem, o médico afirmava que sete pacientes de seu hospital apresentaram sintomas semelhantes aos da SARS após frequentarem um mercado de frutos do mar da cidade.

A postagem se espalhou e Li foi acusado pela polícia de Wuhan de disseminar rumores. Ele foi um dos médicos da cidade convocados pelas autoridades para assinar uma carta de reprimenda na qual era acusado de “espalhar boatos on-line” e “perturbar gravemente a ordem social”.

Li foi internado em 12 de janeiro após contrair o vírus de um paciente. Acabou oficializado que ele tinha a doença em 1º de fevereiro.

O seu falecimento foi confirmado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em uma publicação no Twitter. “Estamos profundamente tristes pela morte do Dr. Li Wenliang”, afirmou Mike Ryan, diretor executivo da OMS. “Devemos celebrar sua vida e lamentar sua morte junto com colegas.”

Após a divulgação da morte do médico pela imprensa chinesa, o hospital em que Li está internado publicou na rede social Weibo uma nota dizendo que o chinês ainda estava vivo, mas em condição muito grave.

O jornal chinês Global Times, que havia relatado a morte, diz agora que Li está em situação crítica, sofreu parada cardíaca e estava respirando com ajuda de aparelhos.

Veja