500 chefes de cozinha criticam dono do Madero

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Guilherme Pupo/VEJA

Mais de 500 importantes chefs brasileiros estão repudiando as declarações do empresário Junior Durski, dono da rede Madero. Durski, que ontem já teria ido para redes sociais se desculpar, disse:”Não podemos parar por causa de 5 ou 7 mil pessoas que vão morrer.”

Segundo os grandes chefs Jimmy Ogro, Alexandre Heriques e Pedro Artagão, para citar alguns deles, a declaração de Durski foi, no mínimo, imprudente. Ogro diz que, neste momento, todos estão tentando amparar os funcionários:

– O Durski não nos representa. Não queremos deixar nossos funcionários, nem as famílias deles, em risco.

O chef Pedro Artagão concorda:

– No momento, o importante é o viés é humano. A grande parte dos chefs e seus restaurantes não tem caixa. Mas a gente vai cuidar da saúde das pessoas que trabalham com a gente. Depois, vamos ver o que temos que fazer para nos reerguer. Eu acho que o Durski foi infeliz colocando na balança a vida humana versus a crise econômica.

Os chefs estão em grupos de redes sociais do Brasil inteiro para discutir também como o governo poderia ajudar e dar uma contrapartida:

– Queremos um crédito a preço barato para pagar contas para nos reerguermos. Não queremos ser subsidiados. A gente já vinha há uns quatro anos em crise extrema, estamos na arrebentação tomando caldo. Mas a vida está em primeiro lugar.É hora de todo mundo recuar para que as pessoas possam viver melhor depois dessa crise – complementa Artagão.

Em Niterói, cidade onde o chef Alexandre Henriques tem restaurante, a Gruta de Santo Antônio, está sendo criado um movimento dos restaurantes no Instagram pedindo para que as pessoas fiquem em casa.

O Globo