Bolsomínion maluco entra na Justiça contra… a China!

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: O Globo

Um contador de Porto Velho, Rondônia, ingressou ontem na Justiça Federal da 1ª Região com uma ação popular contra a… China. No pedido, ele cita a cronologia que resultou na pandemia causada pelo coronavírus e conclui, lá pelas tantas, que os gastos que o Brasil terá são em função da “imprudência, negligência e omissão” chinesa no combate a epidemia em sua origem. Faz o pedido, em caráter liminar, de R$ 5.099.795.979,00. O valor diz respeito ao orçado pelo governo brasileiro na medida provisória que abriu crédito extraordinário para o enfrentamento da doença. O caso corre na 14ª Vara Federal do SJDF.

Ele cita que a ação é cabível por não existirem “dúvidas de que as autoridades brasileiras, especialmente o Procurador-Geral da União pelos meios legais, ainda que pelos meios diplomáticos e legais, podem responsabilizar civilmente a “República Popular da China” pelos danos causados ao patrimônio púbico federal em decorrência da disseminação do Coronavírus (COVID-19), diante da imprudência, negligência e omissão em tomar as iniciativas imediatas com vistas a conter a propagação do Vírus para o restante do mundo, nascendo daí o dever de ressarcir os danos que deu causa ao Brasil”.

Cita que a doença foi identificada pela primeira vez em Wuhan, na província de Hubei, República Popular da China, em dezembro de 2019. O autor ainda pede multa diária de R$ 100 milhões caso a Justiça aceite condenar o governo chinês. O pedido, coincidência ou não, surge dias após Eduardo Bolsonaro criar uma crise diplomática com o país asiático.

O Globo