Economistas já cogitam recessão em 2020

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Lalo de Almeida/Folhapress

Segundo a Folha de S. Paulo, a tática do Ministério da Economia de manter restrições a investimentos públicos e arriscar nas reformas econômicas neste momento de desaceleração econômica mundial divide opiniões de economistas do setor privado.

A economista Monica de Bolle, professora da Universidade Johns Hopkins, acredita que existe chances de uma contração econômica no Brasil neste ano, e o governo precisa deixar as reformas em segundo plano e priorizar uma estratégia de resposta à crise.

“A agenda de reformas continua sendo tão importante quanto antes. Ela só deixa de ser prioritária. Precisa haver agora um pensamento diferente: como evitar que a economia brasileira tenha uma recessão neste ano”, disse.

Já a economista Zeina Latif, afirma que seria um erro adotar políticas tradicionais de estímulo econômico, o que pode diminuir ainda mais a confiança no país, além de causar pouco efeito na recuperação da atividade.

“Digamos que a gente tenha de tomar medidas mais sérias do lado da saúde. Se você não for responsável agora, quando realmente precisar desses recursos, corre o risco de não ter”, relatou.

Redação com Folha