Senado exige que Bolsonaro pare boicote a Bolsa Família

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil / CP

A prioridade dada às Regiões Sul e Sudeste na concessão de novos benefícios do Bolsa Família, revelada pelo ‘Estado’, pode ter impacto direto nas votações da pauta econômica no Senado. Em privado, mesmo quem é favorável à agenda reformista admite que o clima está azedo; outros já falam abertamente em obstrução. Dois terços da Casa são de senadores de Norte e Nordeste (número necessário para a aprovação de uma PEC). No Senado, há três pontos essenciais para Paulo Guedes: fundos públicos, o Pacto Federativo e a PEC Emergencial.

Na Câmara, a repercussão também foi ruim. O Nordeste recebeu 3% dos novos benefícios enquanto Sul e Sudeste responderam por 75% das concessões.

Relator da PEC dos fundos, Otto Alencar (PSD-BA) diz que vai obstruir a votação das pautas do governo, inclusive do seu próprio relatório, enquanto não for revertida a situação (leia abaixo).

Otto Alencar, senador (PSD-BA): “Mostra claramente que ele (Bolsonaro) passou um risco no Brasil: de Minas Gerais para cima é um país que deve ser isolado, perseguido de forma odiosa.”

Governadores e prefeitos do Nordeste alertam que, se o cenário for mantido, Bolsonaro vai conseguir unir do DEM ao PT na região.

A reformulação do governo no Bolsa Família, que já está em andamento na Cidadania de Onyx Lorenzoni, deve ter como foco a Região Nordeste.

Estadão