Bolsonaro quer intervir na PF para salvar filho

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Daniel Marenco | Agência O Globo

O diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, entrou mais uma vez na mira de Jair Bolsonaro. O presidente sinalizou novamente a aliados que pode trocar o chefe do órgão, escolha pessoal do ministro da Justiça, Sergio Moro. Segundo integrantes do Palácio, o próprio Moro já foi comunicado pelo presidente sobre a mudança.

A troca seria um banho de água fria na já tumultuada relação entre Bolsonaro e Moro. Tirar Valeixo seria mais uma maneira de esvaziar o poder do ministro, que, segundo integrantes do governo, está cada vez mais distante do núcleo duro que cerca o presidente.

A cúpula da PF já está em alerta sobre a nova ameaça. Ontem chegou ao comando do órgão a informação de que o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres, teve encontros recentes com Bolsonaro. A avaliação do órgão é que a aproximação entre o presidente e o governador do DF, Ibaneis Rocha, também pode dar mais força ao nome do secretário em uma eventual troca. Bolsonaro também mantem contato frequente com Alexandre Ramagem, diretor-geral da Abin.

Essa não é a primeira vez que Bolsonaro ameaça intervir na PF. Ano passado, ele chegou a dizer publicamente que trocaria Valeixo. Na ocasião, Moro conseguiu contornar a crise e manter o aliado, pelo menos até agora.

Durante a pandemia do coronavírus, o presidente mostrou, mais de uma vez, insatisfação com Moro por achar que ele não estava defende suas bandeiras, como o fim do isolamento social.

O Globo