Ditador da Nicarágua consegue ser pior que Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Oswaldo Rivas – 27.mar.20/Reuters

O presidente Jair Bolsonaro coloca em risco a saúde do povo brasileiro ao minimizar a escala do problema que é a pandemia do novo coronavírus. Mas a humanidade ainda consegue ser pior em outros cantos do mundo.

Na Nicarágua, comandada desde 2007 pelo ditador Daniel Ortega, 74, não apenas inexistem políticas de prevenção à doença como todo o contrário.

Por exemplo, a Igreja cancelou as celebrações da Semana Santa, para evitar que o vírus se propagasse em eventos com presença de muita gente. Ortega e sua mulher e vice-presidente, Rosario Murillo, repreenderam os líderes religiosos e convocaram eles mesmos a população a sair às ruas em uma grande procissão.

Já houve ainda mais duas marchas organizadas pelo governo, uma chamada “Amor nos Tempos de Covid-19” (acredite se quiser) e outra em apoio a Nicolás Maduro. Ambas reuniram milhares de apoiadores.

As fronteiras do país estão abertas, e a Nicarágua se ofereceu para receber cruzeiros rejeitados em outros portos. Quando os barcos chegam, os turistas podem desembarcar e são recebidos por crianças com flores.

Há meses que a população não vê ou ouve Ortega. A voz que faz essas convocações macabras é a de Rosario Murillo, por meio de seus programas diários de TV e rádio.

A vice-presidente também anunciou, nas últimas semanas, a abertura de novos parques e piscinas públicas, e, a cada fim de semana, divulga atividades culturais gratuitas, promovendo ainda mais focos de propagação do vírus.

É como se o regime quisesse, de fato, se livrar de uma parte da população. “É uma assustadora política de estímulo ao contágio”, me conta uma amiga e escritora equatoriana, Sabrina Duque, que vive em Manágua, a capital da Nicarágua.

Por sorte, há também relatos de que setores da classe média que se opõem à ditadura estão realizando quarentenas e implementando medidas de isolamento. Muitos não estão mandando mais seus filhos para as escolas, embora o governo as tenha mantido abertas.

Uma das poucas deputadas de oposição na Assembleia Nacional, Azucena Castillo tentou aprovar um orçamento extra para políticas de prevenção à pandemia. De maioria sandinista (partido de Ortega), o Congresso derrubou a medida.

Mais: o chefe do parlamento simplesmente desligou o microfone no momento em que Castillo tentava defender a importância de tomar atitudes. Os deputados sandinistas a ridicularizaram em público.

Tudo isso ocorre no segundo aniversário da rebelião popular de abril de 2018, quando o casal Ortega e Murillo encabeçou uma repressão a manifestações populares, deixando um saldo de 325 mortos.

A posição negacionista da ditadura com relação ao coronavírus parece ser a continuidade de uma política de vingança contra um setor da sociedade que ousou limitar a permanência indeterminada do casal no poder.

Agora, se a pandemia seguir seu curso natural e se o regime continuar atuando dessa maneira, os nicaraguenses estarão abandonados a sua própria sorte. Quem poderia imaginar que os nobres ideais da Revolução Sandinista (1979) se transformariam num projeto tão sórdido de poder?

Folha