Itamaraty ignora brasileiros na Venezuela e prioriza diplomatas

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Um voo programado para o dia 17 deste mês da Venezuela para o Brasil despertou a esperança de brasileiros presos no país por causa do coronavírus. O sentimento, porém, durou pouco. O grupo logo foi avisado que o aeronave traria apenas funcionários do Itamaraty que retornariam ao Brasil.

Mais de 40 brasileiros aguardam um desfecho para deixarem a Venezuela. Pediram apoio ao Ministério das Relações Exteriores, mas até o momento, não têm previsão de quando serão atendidos.

À coluna, um funcionário do Itamaraty confirmou que está previsto, para a próxima semana, um voo para resgatar pessoas que atuavam nas representações do governo brasileiro no país. Disse, porém, que ainda não há definição sobre trazer mais ninguém. O resgate passou a ser discutido desde ontem com alguns brasileiros.

Desdeo início de março, diplomatas e funcionários do governo que trabalhavam na Embaixada e consulados na Venezuela estão sendo trazidos de volta ao Brasil. Bolsonaro decidiu romper qualquer canal diplomático com o governo de Nicolas Maduro.

A situação na Venezuela é crítica, com falta de água e luz, segundo relatos de cidadãos que permanecem no país. Procurado, o Itamaraty não respondeu a coluna sobre o voo.

O Globo