Mandetta é avisado de que será demitido

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, foi avisado pelo presidente Jair Bolsonaro que será exonerado do cargo. Um auxiliar do ministro ouvido pelo Valor confirma que ele já avisou os integrantes mais próximos da equipe. A substituição deverá ocorrer nos próximos dias. Mandetta conduzirá a pasta até que Bolsonaro defina o novo ministro.

Bolsonaro indicava que iria demitir o ministro, mas na semana passada foi convencido por militares que tomar a decisão em meio à pandemia de coronavírus criaria uma crise para o governo. Parte do grupo favorável ao ministro, no entanto, mudou de ideia após a entrevista de Mandetta ao Fantástico, no último domingo. Favorável ao isolamento social, ele criticou o fato de o governo não adotar discurso único no combate à doença. Também citou atitudes que considera reprováveis neste período, como aglomeração de pessoas em uma padaria, exatamente o que Bolsonaro fez dias antes.

Após a entrevista, militares começaram a se manifestar a favor do presidente no caso, sob argumento de que o ministro quebrou a hierarquia.

O perfil do substituto de Mandetta está sendo discutido às pressas, para que a substituição ocorra o mais breve possível. A vontade do presidente é de executar a troca ainda nesta semana.

Entre os cotados estão o deputado e ex-ministro da Cidadania Osmar Terra, a médica imunologista Nise Yamaguchi e o diretor-presidente substituto da Anvisa, Antônio Barra Torres. Não está descartado, porém, que Bolsonaro busque um nome fora deste grupo.

Valor Econômico