PF acha que Bolsonaro tentará aparelhar o órgão

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Fabiano Rocha / Agência O Globo

O clima na Polícia Federal (PF) é de preocupação após a exoneração do agora ex-diretor-geral Maurício Valeixo e o consequente pedido de demissão de Sergio Moro do Ministério da Justiça. Há risco de reação interna com a chegada do novo indicado pelo presidente Jair Bolsonaro. O mais cotado para assumir a PF é o delegado Alexandre Ramagem, diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Policiais federais preveem um ambiente mais difícil para a condução dos trabalhos diante de um cenário que sugere a intenção do presidente de interferir na autonomia do órgão. Delegados ouvidos pelo GLOBO também demonstram apreensão com as operações de combate à corrupção e dizem que a mudança do diretor-geral e do ministro afeta a credibilidade dos trabalhos da instituição.

— Esta manobra do presidente para controlar a PF acaba com nosso apoio ao governo. Se Bolsonaro mantiver o que tem dito e o novo diretor for alguém que o proteja, estará sujeito à insubordinação e haverá dificuldade para controlar o órgão — afirma, sob sigilo, um agente que participou de várias operações recentes de combate à corrupção.

Tentativas veladas de interferência na PF não são uma novidade e já foram relatadas em governos anteriores. No entanto, o ímpeto de enfraquecer abertamente a atuação de órgãos de controle e combate ao crime é visto como inédito por policiais e agentes públicos.

Sob Bolsonaro, o Ministério da Justiça perdeu o controle do antigo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), órgão que combate a lavagem de dinheiro, numa das maiores derrotas de Moro. Também acabou com a tradição de nomear o Procurador-Geral da República eleito em lista tríplice por integrantes do Ministério Público Federal, além de interferir na troca do superintendente da Polícia Federal no Rio de Janeiro.

O receio não se resume a agentes da PF. Reservadamente, membros do Ministério Público Federal (MPF) de São Paulo e Curitiba afirmam que a queda de Sergio Moro do Ministério da Justiça foi a gota d’água diante de uma série de atos do governo Bolsonaro para tirar poder dos órgãos de fiscalização e controle.

Procuradores se preocupam com o futuro do combate à corrupção no país, com o risco de interferência em investigações sigilosas e citam uma série de medidas do governo que, segundo essa avaliação, prejudicam operações como a Lava-Jato.

— A saída de Moro é o ápice de um movimento que o governo tem feito desde que assumiu para sistematicamente tirar poder dos órgãos de controle. A verdade pura e simples é que o presidente quer ter acesso a investigações sigilosas e controlar órgãos de persecução penal. É algo que só ocorre em ditaduras — diz um procurador da República.

Outro membro do MP faz coro ao sustentar que Bolsonaro quer interferir em investigações sigilosas.

— Ele (Bolsonaro) não quer respeitar as limitações constitucionais. Existe uma tentativa de aparelhamento para apadrinhamento de interesses escusos de pessoas investigadas que fazem parte do seu núcleo familiar — afirma o procurador.

Um membro do MPF paulista afirma que uma das reações diante da interferência do governo será a redução do acesso da PF a fatos sigilosos, pois o órgão não goza de autonomia como o Ministério Público e estará mais suscetível a nomeações por critérios políticos.

— Agora, é tornar o acesso mais restrito. Quanto menos delegados tiverem acesso aos fatos, melhor — diz.

O Globo