Usuários da cracolândia ficam sem unidade de atendimento emergencial

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Edu Garcia / R7

A prefeitura de São Paulo transferiu na manhã desta quarta-feira a Unidade de Atendimento Emergencial localizada na região da Cracolândia, o Atende 2, para o bairro do Glicério, a três quilômetros de onde se contraram os usuários. A medida deixou pessoas em situação de vulnerabilidade social do bairro da Luz sem atendimento.

O equipamento disponibilizava água potável, alimentação e banheiros próximo à Estação da Luz. Se antes atendia 300 pessoas, a previsão no novo endereço é de 200 pessoas atendidas.

— Os equipamentos vêm sendo sucateados há muito tempo. Albergues e espaços de convivência, onde era oferecida alimentação para esse povo, as necessidades básicas que o assistencialismo cobre. Agora, nesse momento de pandemia e caos, quando justamente é que esses equipamentos deveriam estar funcionando com força total, eles estão sendo fechados — disse Fábio Rodrigues, que viveu anos em situação de rua na Cracolândia e hoje desenvolve trabalhos artísticos no local, acompanhou a ação da prefeitura.

A Defensoria Pública do Estado de São Paulo ajuizou na última terça-feira uma ação civil pública contra o fechamento do Atende 2. “O fechamento desse serviço (naquela região), em meio à epidemia, está na contramão de orientações do próprio governo estadual e do decreto municipal que decreta situação de emergência durante a epidemia de não interrupção dos serviços essenciais voltados à população em situação de rua”, diz trecho do documento.

Segundo a psicóloga Maria Ângela Comis, coordenadora-geral do Centro de Convivência É de Lei, especializado em políticas de redução de danos e que atua na Cracolândia, a Secretaria Municipal de Saúde suspendeu todas as atividades de campo dos programas de redução de danos na Cracolândia.

— Como os voluntários estão de quarentena, a população não está recebendo ajuda e doações. Estão passando fome e sede, porque pegavam água de bares da região, que hoje estão fechados — declara.

A prefeitura informou que os usuários terão atendimento prioritário no novo endereço. “O equipamento vai oferecer à população atendida acesso à alimentação (café, almoço, jantar), higiene pessoal, bagageiro, atendimento técnico e atividades socioeducativas”, informou a prefeitura, em nota.

O Globo