Washington Post: Bolsonaro é o governante mais irresponsável
O “Washington Post” publicou, nesta terça-feira, um editorial em que classifica Jair Bolsonaro como o pior líder mundial no combate ao novo coronavírus. Intitulado “Líderes arriscam vidas minimizando o coronavírus. Bolsonaro é o pior”, o texto fala sobre como as medidas dos governos de cada país influenciam na gravidade do surto da Covid-19.
O jornal americano cita os governantes da Nova Zelândia, Taiwan, Coréia do Sul e Alemanha entre os melhores desempenhos no combate à pandemia. O governo brasileiro é enquadrado “no fundo do barril global” ao lado dos comandos da Bielorrússia, Turcomenistão e Nicarágua, que “rejeitaram a seriedade do vírus e incitaram seus cidadãos a continuar mais ou menos o normal.”
Diz o “Washington Post”:
“De longe, o caso mais grave de improbidade é o do presidente brasileiro Jair Bolsonaro. Quando as infecções começaram a se espalhar no país de mais de 200 milhões de pessoas, o populista de direita descartou o coronavírus como ‘uma gripezinha’ e incitou os brasileiros a ‘enfrentarem o vírus como homem, caramba, não um garoto’. Pior, o presidente tentou repetidamente minar as medidas tomadas pelos 27 governadores estaduais do país para conter o surto.”