Bolsonarista processa Doria por não usar máscara

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

A advogada Patrícia Ferreira Bassetto de Castro entrou na Justiça contra o governador João Doria (PSDB) acusando-o de ter contrariado o decreto que estabeleceu a obrigatoriedade do uso de máscaras no estado de São Paulo.

O decreto foi assinado pelo governador no dia 4 de maio. Na ação, a advogada apresenta um vídeo de uma entrevista coletiva concedida pelo tucano no dia 11 de maio no Palácio dos Bandeirantes. O Doria chega de máscara, mas a retira segundos antes de começar a falar ao microfone.

O governador é acompanhado na entrevista por auxiliares, mas o único a se manter de máscara, ressalta a advogada, é o secretário da Fazenda, Henrique Meirelles. Os jornalistas usam o equipamento mesmo quando vão fazer perguntas.

“Pode o Governador infringir o próprio decreto?”, pergunta a advogada Patrícia, que nas redes sociais demonstra apoiar o presidente Jair Bolsonaro, compartilhando publicações de atos contra o governador Doria e em defesa da flexibilização do confinamento social.

“Fere de morte a moralidade o governador mandar a população usar máscara, mas ele próprio não usar”, diz a advogada, que pede a aplicação de multa ao tucano, bem como sua condenação por improbidade administrativa.

A advogada pede também a concessão de uma medida cautelar que o obrigue a utilizar a vedação.

O governador ainda não se pronunciou no processo.

A juíza Maria Gabriella Pavlópoulos Spaolonzi, da 13ª Vara da Fazenda Pública, aguarda a posição do Ministério Público antes de tomar uma decisão a respeito.

Folha De S. Paulo