Bolsonaro pode pôr psiquiatra fake na Saúde

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Ítalo Marsili, médico cotado para assumir o ministério da Saúde, não tem título de psiquiatra registrado junto ao Conselho Federal de Medicina nem à Associação Brasileira de Psiquiatria. Nas redes sociais, em vídeos e entrevistas, ele se apresenta como psiquiatra.

“Só tem valor o registro que se faz pela autarquia, que diz se você é especialista ou não. Ele não tem”, afirma Antonio Geraldo, diretor da Associação Brasileira de Psiquiatria. Dessa forma, Marsili infringe o Código de Ética Médica.

Formado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Marsili está com o registro regular no CFM. No campo de especialidades, não há registros.

Para atuar como especialista, há dois caminhos na Medicina: residência médica e registro de título junto ao Conselho ou prova de título em entidades da área. No caso da psiquiatria, na ABP. “Aqui ele não prestou prova de título e não é associado”, afirmou o diretor da Associação.

O nome do médico ganhou força principalmente nas redes sociais nos últimos dias. Parlamentares e apoiadores do presidente Jair Bolsonaro passaram a defender abertamente que ele assuma a pasta após o pedido de demissão de Nelson Teich.

Nesta segunda-feira, Ítalo desembarcou em Brasília na expectativa de um encontro com o presidente. No instagram, onde tem mais de um milhão de seguidores, ele afirmou que aceitaria assumir a pasta. “O povo quer alguém com personalidade, que não fuja do combate e devolva a esperança, que enfrente a mídia, ponha ordem na casa sendo leal ao Brasil e ao governo”, escreveu.

Marsili destacou em seu currículo que morou com o escritor Olavo de Carvalho nos Estados Unidos entre 2007 e 2008. Em 2009, alega ter participado de um seminário online de Filosofia com o escritor.

CNN Brasil