10 capitais terão atos contra Bolsonaro no domingo

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Depois de, no último domingo (31/05), torcidas organizadas de São Paulo e Rio de Janeiro terem realizado protestos pró-democracia e contrários ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), novas manifestações neste sentido estão sendo convocadas pelas redes sociais para o próximo fim de semana, a maioria delas no domingo (07/06).

Em São Paulo, os atos “Mais Democracia” e “2º Grande Ato Contra o Fascismo” estão marcados para as 14h, em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp). “Não podemos aceitar calados as ações do governo fascista de Jair Bolsonaro e sua corja contra as nossa vidas e contra os nossos direitos conquistados com muita luta”, diz o texto do “2º Grande Ato”.

Em São Paulo há, ainda, uma “pedalada antifascista”, a partir das 13h, com concentração no monumento Zumbi dos Palmares. “Com nossas bikes, podemos mostrar que estamos atentos à escalada autoritária do nosso presidente inútil e ainda assim respeitar um certo distanciamento entre os manifestantes”, diz a descrição do evento.

“Vidas Negras Importam” é o tema de manifestação marcada para as 15h, também no domingo, no Rio de Janeiro (RJ). O ato, afirma a organização, “é uma resposta à ação genocida do Estado, nas periferias do Brasil e no mundo, contra a população negra e que segue ocorrendo e aumentando nos últimos tempos mesmo em meio a uma pandemia”.

O slogan, emprestado do movimento #BlackLivesMatter, dos Estados Unidos, pauta também manifestação que começará às 15h na praça Sete de Setembro, em Belo Horizonte (MG). “Ato contra a violência da polícia nas favelas, violência essa que é historicamente direcionada ao nosso povo preto, contra o Estado genocida que cumpre seu plano cruel de ceifar a vida de pessoas pretas, contra todos os dedos que apertaram os gatilhos que tiraram a vida de nossos irmãos e irmãs”, pedem os organizadores.

Metrópoles